A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais. Para tanto, tem o ‘Plano Aquarela como orientador de seus programas de ação.

Visite o site: www.embratur.gov.br

 

 Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo foi criada pela Lei Complementar nº 914, de 14 de janeiro de 2002, e instituída como autarquia de regime especial, dotada de autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia, com a finalidade de regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte autorizados, permitidos ou concedidos a entidades de direito privado, no âmbito da Secretaria de Governo, pelo decreto Nº 61.036, de 1º de janeiro de 2015.

Visite o site: www.artesp.sp.gov.br

 

Responsável pela concessão de rodovias, ferrovias e transporte ferroviário; pela permissão de transporte coletivo regular de passageiros pelos meios rodoviários e ferroviários; e pela autorização de ônibus fretados por empresas de turismo.

Visite o site: www.antt.gov.br

 

É uma empresa de caráter misto, que visa cuidar da área de trânsito e transportes na cidade de Campinas. A Emdec responde pelas áreas de planejamento da circulação; gerenciamento do transporte coletivo e de outras modalidades de interesse público, como Ônibus coletivos, Táxis, Escolares, Motofrete e Cargas; E pela gestão do trânsito na cidade, que engloba engenharia de tráfego, sinalização viária horizontal e vertical, fiscalização, operação semafórica, além de manter os programas de educação dos condutores e pedestres.

Visite o site: www.emdec.com.br

 

A criação das EMTUs foi uma iniciativa federal, que ocorreu na década de 1970. A proposta era que cada região metropolitana brasileira tivesse uma. Algumas EMTUs chegaram a ser criadas, mas hoje só resta a EMTU de São Paulo. Já a EMTU de Recife deu origem ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
Hoje a sigla EMTU é referência para a denominação de autarquias responsáveis pelo transporte por ônibus, a exemplo do que acontece com a sigla CET. Com a expansão da EMTU, ela atende várias cidades da Grande São Paulo. Seus veículos têm as cores azul, cinza e vermelho, todos com a sigla EMTU na lateral.

Visite o site: www.emtu.sp.gov.br